
As obras de alargamento do Canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, têm conclusão prevista para 2015. A iniciativa deverá gerar impactos no Porto de Suape, consolidando-o como um hub port de classe mundial.
Segundo o governo do estado de Pernambuco, o “novo Canal do Panamá vai diminuir a distância e assim facilitar a chegada de grandes navios saídos do Japão, China, Cingapura e outros países da Ásia que buscam o Brasil. Graças à profundidade do seu calado, o Porto de Suape será um dos poucos habilitados a receber essas embarcações que vão fazer de Pernambuco um ponto de distribuição de suas cargas não só para o País, como também para a costa oeste africana”.
Construído em 1914, o Canal do Panamá possui 80 quilômetros de extensão e é dividido por três eclusas. Cada uma oferece dois corredores para navios com até 33 metros de largura e capacidade para até 5 mil contêineres. As intervenções vão duplicar a quantidade de vias e possibilitar a passagem de navios com até 55 metros de comprimento e capazes de carregar até 13 mil contêineres.