29 de setembro de 2023
Search
Close this search box.
Search
Instagram Linkedin
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Menu
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Menu
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Menu
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Home Artigos

É preciso regulamentar a Lei 8.630

19 de agosto de 2022
em Artigos

“A Lei dos Portos precisa ser regulamentada ou disciplinada pelo Estado brasileiro. Refiro-me à contratação com vínculo empregatício”. A crítica é do presidente da Federação Nacional de Conferentes, Consertadores, Vigias e Trabalhadores de Bloco (Fenccovib), diretor para Assuntos Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aqüaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) e diretor efetivo da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Mário Teixeira.

Para ele, o funcionamento do Ogmo (Órgão Gestor de Mão-de-Obra) deveria contar com a participação mais ativa dos trabalhadores, conforme determina a lei. O presidente da Fenccovib disse que a redação da Lei dos Portos permite interpretações que geram, por muitas vezes, decisões judiciais nocivas aos trabalhadores. Existem dispositivos carentes de regulamentação e nada foi feito até o momento.

O esvaziamento político dos sindicatos, especialmente pela ausência de paridade na administração do Ogmo, também é outro ponto negativo destacado por Mário Teixeira. Ele acrescentou que as omissões quanto ao funcionamento e administração do Ogmo prejudicam os trabalhadores portuários.

Positivo

Mas os pontos positivos são muitos, ainda segundo o sindicalista. Por exemplo, a lei legalizou alguns direitos dos portuários, “fato que não é comum na maioria dos países onde predomina o Contrato Coletivo do Trabalho. Lá não existe legislação formal de proteção aos portuários”.

Outro ponto de destaque para ele é que, em seus diversos dispositivos, a Lei dos Portos é clara ao obrigar a negociação coletiva entre as partes. A responsabilidade solidária entre os operadores e o Órgão Gestor de Mão-de-obra, quanto à remuneração devida aos trabalhadores, incluindo seus adicionais e encargos, também faz parte da lista positiva do presidente da Fenccovib.

Teixeira lembrou a Convenção nº 137, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, no seu artigo 57, indica a unificação dos sindicatos, “fato que fortalece a luta dos portuários”. Outro ponto foi o reconhecimento dos portuários, através do Registro ou Cadastro no Ogmo, princípio constante, também, na Convenção da OIT.

Mário Teixeira falou dos Centros de Treinamentos para os portuários. Ele afirma que a lei determina que isso é responsabilidade do Ogmo e, conseqüentemente, dos operadores portuários, entretanto, os Centros não saíram do papel.

A Lei dos Portos também foi positiva quanto à determinação da exclusividade, na contratação com vínculo empregatício, dos trabalhadores portuários inscritos no Ogmo, que está recaindo sobre os registrados para as atividades de estiva, conferência, conserto e vigilância e sobre os registrados e cadastrados, para as atividades de capatazia e bloco.

Desrespeito

A lei não tem sido respeitada em sua totalidade. Para Teixeira, desde a criação da Lei nº 8630/93, governos e empresários somente implementaram o que diz respeito às questões estruturais. Ou seja: as privatizações de áreas e dependências portuárias, criação dos Conselhos de Autoridades Portuárias (CAPs) e do Ogmo, instituição da escala eletrônica, etc. “Por outro lado, pouco ou quase nada tem sido feito por eles (governo e empresários) quanto às questões de interesse dos trabalhadores, como garantia de renda, treinamento prévio dos obreiros do sistema – para fazer face aos novos equipamentos, que são colocados nos portos – e a regulamentação ou o cumprimento de Norma Internacional (Convenção 137, da OIT), no que beneficia os obreiros portuários”.

“Eu entendo que o instituto do registro profissional (no Ogmo), vinculado à exclusividade, embora não seja cumprida em muitos portos, bem como a vocação negocial da Lei, podem ser considerados como benéficos aos trabalhadores e seus sindicatos”, disse Teixeira. Mas ele adverte: deve-se reiterar que houve muita perda aos portuários, se comparado com o sistema vigente até fevereiro de 1993.

Quanto aos empresários, o presidente da Fenccovib diz que eles tiveram o grande benefício do uso, para seus negócios, através de arrendamento, concessão, permissão ou autorização, da fatia mais importante do patrimônio brasileiro, que são as dependências portuárias, áreas portuárias e parte da costa brasileira, “em condições quase que de proprietários privados absolutos”.Fonte de artigo: Porto Gente

Post Anterior

Após naufrágio, normas internacionais de segurança poderão ser revistas

Próximo Post

Obras do terminal pesqueiro do RN estão paradas há um ano

Fundada em 25 de março de 1957, a entidade foi criada com o nome de Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos, Aéreos e Fluviais. Em 1998, após revisão estatutária, foi adotado o nome atual: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos.

SEDES

  • SEDE BRASÍLIA:
    SDS Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 - Bloco H
    Asa Sul - Brasília - DF
    CEP: 70.393-904
    Tel: (61) 3226-5263
  • SUB-SEDE RIO DE JANEIRO:
    Av. Presidente Vargas. 446 - Sala 2205
    Centro - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20071-000
    Tel: (21) 2516-4301

A CONTTMAF É FILIADA A:


ITF - Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes


FST - Fórum Sindical dos Trabalhadores

REDES SOCIAIS

Instagram Linkedin

CONTTMAF – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos | © Todos os direitos reservados.

Dev: Stoffel Informática