
A dragagem do Porto de Cabedelo, finalmente, sairá do papel. A Secretaria Especial dos Portos autorizou, há alguns dias, o início das obras. De acordo com a Companhia Docas da Paraíba o prazo inicialmente fixado para início das obras será cumprido e é estimado para a primeira quinzena do próximo mês.
Entre as melhorias previstas está, além do aprofundamento do canal, a duplicação da capacidade de operação. As obras devem ampliar, também, a bacia de evolução, dragada pela última vez há mais de cinco anos. Isso permitirá que navios de grande calado trafeguem e descarreguem sem riscos devido ao assoreamento. Se atualmente o porto tem capacidade para receber navios com até 35 mil toneladas de carga, após a dragagem, a capacidade de movimentação será de até 70 mil toneladas por embarcação.
A luta pela revitalização do porto, da qual também participa a CONTTMAF através de uma série de ações na região, tem mobilizado as comunidades marítima e portuária de Cabedelo há alguns anos. As reuniões deliberativas sobre o assunto são abordadas pelo Comitê de Defesa do Porto.