Fonte:Antaq

Mendes ficará como diretor da Agência até 18 de fevereiro de 2021
O Plenário do Senado aprovou, na terça-feira (2), o nome de Francisval Dias Mendes para exercer o cargo de diretor da ANTAQ. Foram 46 votos favoráveis à indicação, dez contrários e uma abstenção. Mais cedo, após sabatina, a Comissão de Serviços de Infraestrutura havia aprovado o nome do indicado por 14 a 0. Agora, resta apenas a nomeação que fica a cargo do presidente da República, Michel Temer. Mendes ficará como diretor da Agência até 18 de fevereiro de 2021. Com Francisval Mendes, a Diretoria da ANTAQ ficará completa. Os outros diretores são Adalberto Tokarski (geral) e Mário Povia.
Durante seu discurso na Comissão de Serviços de Infraestrutura , Mendes destacou a licitação de arrendamentos portuários em Santos (SP), Salvador, Santarém (PA) e Rio de Janeiro realizada pela Agência. Ressaltou a aproximação da ANTAQ com os usuários do setor portuário. Mendes lembrou que a ANTAQ é referência na produção de estatísticas.
O indicado falou, ainda, sobre as 14 Unidades Regionais da ANTAQ e os postos avançados. “Isso demonstra que a Agência possui capilaridade, o que contribui para as atividades de fiscalização”, afirmou Mendes, enaltecendo também a reformulação do Planejamento Estratégico da ANTAQ.
Francisval Dias Mendes é advogado e tem mestrado em Direito Regulatório. Já foi diretor regulador ouvidor da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Mato Grosso (Ager), assessor jurídico da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), assessor e consultor jurídico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/MT), entre outros cargos.