29 de setembro de 2023
Search
Close this search box.
Search
Instagram Linkedin
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Menu
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Menu
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Menu
  • A CONFEDERAÇÃO
    • HISTÓRIA
    • MISSÃO
    • DIRETORIA
    • ESTATUTO
    • FEDERAÇÕES FILIADAS
  • COORDENAÇÃO SINDICAL
    • ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO (ACT)
    • FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES (FST)
    • CONSELHOS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO
    • ATUAÇÃO PARLAMENTAR
    • CENTRAIS SINDICAIS
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    • ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (ILO)
    • ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA MUNDIAL (IMO)
    • FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES (ITF)
  • COMUNICAÇÃO
    • MENSAGENS CIRCULARES
    • PUBLICAÇÕES
      • JORNAL ORLA MARÍTIMA
  • NOTÍCIAS
    • SETORIAIS
      • AÉREO
      • AQUAVIÁRIO
      • PESCA
      • PORTUÁRIO
Home Artigos

Lei trabalhista não trava crescimento

19 de agosto de 2022
em Artigos

Por Severino Almeida*

Um projeto que visa a “flexibilizar” a legislação trabalhista, permitindo a contratação eventual e por hora no setor de serviços, encontra-se em gestação no governo federal. A justificativa para projetos como esse, que tem o alegado intuito de “modernizar” as relações trabalhistas no país, é sempre um esperado efeito positivo na ampliação do mercado de trabalho e na formalização da economia.
 

Seriam justificativas mais do que ponderáveis, se verdadeiras. Afinal de contas, quem poderia ser contra o ingresso na economia formal de um contingente maior de pessoas? Quem, de bom senso, poderia ser contra o aumento do emprego? Mais brasileiros trabalhando no amparo da lei significa, como sabemos, aumento da renda, do mercado de consumo e, consequentemente, da arrecadação, com impacto significativo nas taxas de crescimento da economia.
 

Todavia, a pergunta que o governo deve procurar responder, antes de levar a proposta adiante, é se é razoável quebrar regras de proteção trabalhistas justamente num momento em que o grau de formalização da economia avança num ritmo inédito, sem qualquer estímulo especial.
 

Porque muito mais razoável, sobretudo para um governo cuja origem está no movimento trabalhista, seria aproveitar a onda do tão propalado “pleno emprego”, com índices recordes de ocupação da mão de obra economicamente ativa, para valorizar a legislação que temos hoje, uma conquista, cabe dizer, do povo brasileiro.
 

No complexo contexto do mundo contemporâneo, não se trata aqui de fazer a apologia simplista e reducionista do conflito entre capital e trabalho. Mas de perceber, por óbvio, que momentos como o atual são propícios ao fortalecimento do arcabouço jurídico, justamente pela diminuição das vulnerabilidades que poderiam nos levar a abrir mão de direitos inexoráveis à dignidade do trabalhador brasileiro — algo recorrente no passado e que volta a ocorrer alhures, em especial em função da crise global.
 

Além disso, a verdade é que trabalhador amparado é trabalhador de melhor desempenho. Se estamos tentando nos livrar dos reducionismos, eis aí uma máxima que já merece ser reconhecida em pleno século 21.
 

O mercado informal tem sofrido uma queda contínua no país desde 2005, conforme revelam dados recentemente divulgados pela Fundação Getulio Vargas, no embalo da estabilidade e do crescimento econômico. O mito segundo o qual seria impossível reduzir a taxa de desemprego abaixo dos 10%, por força dos supostos “altos custos” de proteção ao trabalho, desfaz-se frente à realidade.
 

Um massivo movimento, informa a FGV, tem levado as empresas a buscar regularização da situação de seus empregados. E eis aí uma das razões para a queda da taxa de desemprego no menor nível da história. Os trabalhadores informais representavam no início do ano apenas 22% da força de trabalho ocupada. Em 12 meses, até fevereiro passado, nada menos do que 75,3 mil trabalhadores foram da informalidade para o setor formal. No mesmo período, 50 mil pessoas conseguiram vaga com carteira assinada.
 

A saudável migração para a legalidade fez com que a taxa de desemprego se estabilizasse em menos de 6% da população economicamente ativa, garantem os especialistas da FGV. Não eram, portanto, os custos trabalhistas os grandes vilões do custo Brasil, como se repetiu durante anos.
 

Se é assim, como demonstram os números, que avancemos na consolidação de nossa legislação de proteção ao trabalhador, porque ela encontra seus fundamentos em um nobre valor de nossa sociedade e informador de nossa Constituição, que é o respeito à dignidade humana. Não há qualquer justificativa para levar adiante projetos como o ora em gestação no governo. Sobretudo se enfrentamos, hoje, desafios muito mais urgentes e visíveis no âmbito do trabalho a requererem nossos melhores esforços.
 

Entre esses desafios destaca-se a inadiável necessidade de estabelecer programas e adotar mecanismos eficazes voltadas para a qualificação de nossa mão de obra, irremediavelmente lançada à globalização. Precisamos de estímulos à formação, ao aprendizado continuado, ao intercâmbio de informações e ao permanente treinamento.
 

Preservemos nossa legislação trabalhista. Pois ela valoriza o ser humano e, como se vê pelos números da FGV, não era o obstáculo ao crescimento econômico que tantas pessoas, precipitadas, apontavam. Há coisas mais importantes para nos preocuparmos. Dediquemo-nos a elas.* Severino Almeida é Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)

Fonte da notícia: Correio Braziliense – 20/04/2012

Post Anterior

Comissão debate aplicabilidade de normas para navegação fluvial

Próximo Post

IMO desenvolve diretrizes para acabar com crimes marítimos

Fundada em 25 de março de 1957, a entidade foi criada com o nome de Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos, Aéreos e Fluviais. Em 1998, após revisão estatutária, foi adotado o nome atual: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos.

SEDES

  • SEDE BRASÍLIA:
    SDS Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 - Bloco H
    Asa Sul - Brasília - DF
    CEP: 70.393-904
    Tel: (61) 3226-5263
  • SUB-SEDE RIO DE JANEIRO:
    Av. Presidente Vargas. 446 - Sala 2205
    Centro - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20071-000
    Tel: (21) 2516-4301

A CONTTMAF É FILIADA A:


ITF - Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes


FST - Fórum Sindical dos Trabalhadores

REDES SOCIAIS

Instagram Linkedin

CONTTMAF – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos | © Todos os direitos reservados.

Dev: Stoffel Informática