
Estima-se que 25 mil quilômetros de vias navegáveis podem ser utilizados para o transporte de cargas em todo o País. A extensão é quase o dobro do que o governo considerava originalmente. Os novos dados fazem parte do Plano de Desenvolvimento Hidroviário, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Antaq, há alguns dias. Até então, a União trabalhava com apenas 13 mil quilômetros de vias capazes de movimentar mercadorias. A divulgação dos primeiros dados do estudo evidencia que nem mesmo as autoridades tinham conhecimento do potencial hidroviário brasileiro – característica estratégica para o desenvolvimento nacional, considerando que uma barcaça é capaz de transportar 4,4 mil toneladas, total que demandaria 110 vagões ou 220 caminhões.
A apresentação do plano integrou o primeiro painel de seminário, que tratou da integração dos modais de transporte de cargas. O estudo foi debatido pelo gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da Antaq, Adalberto Tokasrsk. Apesar do grande potencial, existem fatores que podem dificultar o desenvolvimento do setor hidroviário. Um deles é o clima, que pode mudar a profundidade e o fluxo dos rios. Outra questão que deve ser levada em conta é o desenvolvimento energético.