
Na última semana a Agência Nacional de Transportes Aquaviários divulgou o “Anuário Estatístico Aquaviário 2011”, que mostra os detalhes do transporte de cargas em 36 portos organizados e 106 Terminais de Uso Privativo (TUP) durante todo o ano passado.
De acordo com o estudo, a principal mercadoria movimentada nos portos e Terminais de Uso Privativo no Brasil, em 2011, foi o minério de ferro, com um volume de 327,8 milhões de toneladas. Também fazem parte do ranking os combustíveis e óleos minerais (188,4 milhões de toneladas), soja (41,3 milhões), bauxita (37,4 milhões), açúcar (22,6 milhões), adubos (22,1 milhões), carvão mineral (17,9 milhões), produtos siderúrgicos (14,5 milhões), farelo de soja (12,4 milhões) e milho (10,8 milhões).
Entre os dez principais portos brasileiros, o que mais aumentou a sua movimentação de cargas em 2011 foi o de Vitória (ES), com crescimento de 23,5%. Em seguida, aparecem os terminais de Suape (PE), com alta de 22,4% e o de Itaqui (MA), com elevação de 10,7%. O Porto de Santos (SP), o maior do País, manteve a liderança com movimentação de 86 milhões de toneladas ao longo do ano passado, entre embarques e desembarques de mercadorias.
Contabilizando todas as cargas movimentadas por águas brasileiras, 65% entraram ou saíram do País pelos terminais de uso privativo, enquanto 35% utilizaram os portos.
Na navegação de cabotagem, foram movimentadas, em 2011, 133.273.525 toneladas. Desse número, 104.657.709 toneladas foram de granel líquido, o que corresponde a 78,54% do total da movimentação. Em relação ao granel sólido, foram 18.301.965 toneladas (13,73%). Ao analisar a carga geral conteinerizada, a navegação de cabotagem nacional movimentou 5.696.503 toneladas, o que corresponde a 4,27%. Já na carga geral solta, que corresponde a 3,46% do total da movimentação, a cabotagem transportou 4.617.348 toneladas.
Já a navegação de longo curso, movimentou 514.739.968 toneladas. Desse número, 28.719.576 toneladas foram de granel líquido, o que corresponde a 5,58% do total da movimentação. Em relação ao granel sólido, foram 425.151.919 toneladas (82,60%). Ao analisar a carga geral conteinerizada, a navegação de longo curso nacional movimentou 36.765.912 toneladas, o que corresponde a 7,14%. Já na carga geral solta, que corresponde a 4,68% do total da movimentação, o longo curso movimentou 24.102.571 toneladas.
A navegação interior brasileira, por sua vez, transportou, em 2010, 23.831.900 toneladas. No ano passado, esse número chegou a 25.143.503 toneladas, representando um crescimento de 5,5%. A cabotagem em vias interiores transportou, em 2011, 22.325.757 toneladas contra 21.228.963 toneladas, em 2010. Um crescimento de 5,17%. O transporte de longo curso em vias interiores transportou no ano passado 32.344.822 toneladas. Em 2010, esse número foi de 29.359.067. Ao comparar os dois anos, registrou-se um incremento de 10,17%.