
A Airbus revelou nessa semana que as companhias aéreas da Ásia e da região do Pacífico deverão adquirir aproximadamente oito mil aeronaves de passageiros e de cargas nos próximos 20 anos. O volume representa um terço das entregas globais previstas até 2028. Com isso, a áreas passarão a liderar a demanda por aviões de grande porte.
Segundo a companhia, a estimativa é a de que o tráfego nessas áreas cresça, em média, 5,9% ao ano. Já o tráfego de carga, terá um aumento de 6,3%. De acordo com a Airbus, a Ásia e o pacífico deverão receber 880 aviões de grande porte, 2.570 aeronaves de corpo largo e corredor duplo e 4.560 aeronaves de corredor único.
Para a companhia, a elevada proporção de aviões de maior porte reflete a concentração das populações em torno dos principais centros urbanos da região, que geram um tráfego de alta densidade em rotas inter-regionais importantes e também uma limitação de capacidade dos destinos internacionais na Europa e América do Norte. No segmento de transporte de cargas, a região continuará a dominar o mercado global, com a frota de cargueiros operada por companhias aéreas da Ásia-Pacífico apresentando crescimento de cinco vezes seu tamanho atual, chegando a 1.500 aeronaves.