Fale Conosco | Mapa do site
Aquaviário

15/04/2021

Tráfego volta ao normal no porto de Rio Grande após interrupção provocada por naufrágio de embarcação

Fonte: GauchaZH

O porto de Rio Grande voltou a ter tráfego normal de embarcações na manhã desta quarta-feira (14). Equipes da praticagem trabalharam em três frentes durante a madrugada e conseguiram liberar o canal de acesso do terminal marítimo gaúcho.

Mesmo com a liberação das embarcações, uma força-tarefa ainda trabalha na retirada do barco pesqueiro e das redes de pesca que afundaram na última segunda-feira (12) após um choque com um navio.

 — Foi mais rápido do que o esperado, agora é fazer com calma e segurança a retirada da embarcação. E seguimos utilizando um scanner para localizar a rede de pesca que está perdida no mar — explicou o superintendente do porto, Fernando Estima.

Governo federal deve priorizar estudos de concessão do canal de acesso ao portoGoverno federal deve priorizar estudos de concessão do canal de acesso ao porto

O tráfego esteve interrompido até a tarde desta terça-feira (14) por questões de segurança e chegou a afetar 16 embarcações, segundo a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul. Eram oito navios esperando para entrar e outros oito para sair. A estimativa é que cada embarcação parada possa ter um prejuízo diário de até US$ 50 mil. 

A Marinha, por meio de nota, informou que suas embarcações seguirão com a varredura do restante do canal. Uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do RS segue no local “para acompanhar o procedimento de salvamento e prevenir a poluição hídrica”. O navio pesqueiro deverá ser removido na manhã desta quinta-feira (15), dependendo das condições climáticas.

 

Acidente

Um barco pesqueiro afundou após o choque com um navio no canal do porto novo. Três tripulantes da embarcação pesqueira se jogaram na água ao perceber o naufrágio. Após o acidente, a Marinha do Brasil determinou o fechamento temporário do porto visando garantir a segurança do tráfego na área do naufrágio.

 

<< Voltar


Delegacias
Contato
Revista Unificar
CONTTMAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos
Sede: SDS - Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 – CEP 70393-904 – Brasília – DF - Tel: (61) 3226-5263 - Email:conttmaf@conttmaf.org.br