Fale Conosco | Mapa do site
Aquaviário

09/02/2021

Brasil não renovará acordo bilateral de transporte marítimo com a Argentina



 

A notícia foi publicada na página Infobae, em artigo de Fernando Morales, no qual revela surpresa até mesmo de autoridades brasileiras com a medida.

Segundo Morales, sem que ninguém avisasse com antecedência sobre a mudança, em 6 de fevereiro, a embaixada do Brasil em Buenos Aires informou à subsecretaria do ministério de Relações Exteriores da Argentina para o Mercosul que, “em virtude das disposições do Conselho de Estratégia Comercial do Brasil, o país vizinho rescindirá o ‘Acordo de Transporte Marítimo’ entre as duas repúblicas a partir de 9 de fevereiro de 2022”.

O jornalista destaca que a decisão poria fim a um tratado que está em vigor desde 1985 e que é resultado de acordos originados em 1959 com a chamada Conferência Marítima de Armadores Argentinos e Brasileiros.

De acordo com a publicação, um empresário afirmou que a medida tomada sem consulta ao setor empresarial brasileiro é contrária ao sentimento dos armadores dos dois países, que neste momento trabalham na elaboração de um documento conjunto no qual expressam a necessidade de terem fortes frotas mercantes nacionais, não apenas por razões comerciais, mas também estratégicas.

Sindicalistas foram ouvidos pelo site de notícias e manifestaram preocupação com uma possível redução abrupta de serviços com o fim do acordo binacional, além da perda de empregos de centenas de marítimos argentinos.

Segundo o Infobae, o valor dos serviços relativos ao frete marítimo entre os países gira em torno de 1 bilhão de dólares.

Saiba mais no
Infobae.      

 

<< Voltar


Delegacias
Contato
Revista Unificar
CONTTMAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos
Sede: SDS - Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 – CEP 70393-904 – Brasília – DF - Tel: (61) 3226-5263 - Email:conttmaf@conttmaf.org.br