Fale Conosco | Mapa do site
Aquaviário

21/11/2017

Ministro britânico atuou no Brasil em nome dos gigantes do petróleo

Fonte: The Guardian


Um telegrama diplomático obtido pelo Greenpeace mostra que o ministro do Comércio do Reino Unido, Greg Hands, se encontrou com o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Paulo Pedrosa, para levar as preocupações das pretrolíferas britânicas Shell, BP e Premier Oil sobre tributação e licenciamento ambiental.

O jornal The Guardian divulgou que, no telegrama, Pedrosa afirmou que estava pressionando seus colegas no governo brasileiro sobre essas questões. Embora o governo britânico negue o lobby, a campanha demonstra ter rendido frutos. Em agosto, o Brasil propôs um plano de redução de impostos de vários bilhões de dólares para perfuração offshore e, em outubro, a BP e a Shell ganharam, em um leilão do governo, a maior parte das licenças de perfuração em águas profundas.

O documento também revela que o Reino Unido pressionou o Brasil a relaxar suas exigências quanto ao uso pelos operadores de petróleo e gás de uma determinada quantidade de trabalhadores e empresas brasileiros.


<< Voltar


Delegacias
Contato
Revista Unificar
CONTTMAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos
Sede: SDS - Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 – CEP 70393-904 – Brasília – DF - Tel: (61) 3226-5263 - Email:conttmaf@conttmaf.org.br