Fale Conosco | Mapa do site
Aquaviário

12/04/2017

CONTTMAF exige cancelamento de eleição do CA da Transpetro após evidências de falhas no sistema de votação

Autor: CONTTMAF


Depois que foram divulgados na internet vídeos denunciando a possibilidade de se votar no sistema informatizado da eleição do Conselho de Administração – CA da Transpetro sem fazer uso da senha pessoal, os Sindicatos Marítimos solicitaram à presidência da empresa o cancelamento do processo eleitoral que se encontra suspenso pela própria empresa e a realização de um novo pleito, com transparência.

As gravações, amplamente compartilhadas nas redes sociais, demostram que, em se conhecendo as chaves funcionais dos empregados, seria possível votar utilizando qualquer sequência de caracteres em lugar da senha privativa, o que confirma as suspeições levantadas pelos Sindicatos desde o ano passado.

Pouco tempo depois do início do segundo turno, a Transpetro retirou o sistema do ar e postou uma mensagem informando que a votação ficará suspensa até deliberação da Comissão Eleitoral que, no entanto, sequer foi convocada para esclarecimento. Os Sindicatos Marítimos vêm alertando e solicitando providências para a falta de confiabilidade do sistema informatizado da Petrobras desde a última eleição e recusaram-se a apoiar candidatos em uma eleição que não é transparente e confiável.

As Entidades Sindicais marítimas entendem que o processo eleitoral atual não reúne as condições básicas necessárias para ter continuidade. Elas reiteram que não prestarão apoio ao pleito em curso, citando a recusa da administração da Transpetro em apresentar os esclarecimentos solicitados acerca da eleição anterior, a insistência da empresa em iniciar o processo eleitoral sem prazos adequados para esclarecimentos sobre as mudanças introduzidas no novo regulamento eleitoral, as alterações na interpretação do regulamento divulgadas pela Transpetro no decorrer do processo e, por fim, a divulgação de evidências claras de que o sistema informatizado da empresa não oferece segurança para votação.

Leia o Ofício enviado pela CONTTMAF à presidência da Transpetro.

 

 

 


 

 

 

 

<< Voltar


Delegacias
Contato
Revista Unificar
CONTTMAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos
Sede: SDS - Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 – CEP 70393-904 – Brasília – DF - Tel: (61) 3226-5263 - Email:conttmaf@conttmaf.org.br