Fale Conosco | Mapa do site
Artigos

02/10/2019
Palavra do Presidente - Comunicado geral

Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2019.

Estimados companheiros e companheiras,

Venho tornar de conhecimento geral o que há pelo menos três anos tenho comentado com colegas mais próximos: decidi encerrar meu tempo à frente da direção do SINDMAR quando concluir meu atual mandato de primeiro-presidente, em 15 de março do próximo ano.

Por conta disso, quando acabado o prazo para inscrição de chapas no processo eleitoral vigente, vocês não encontrarão meu nome entre os inscritos, seja em função efetiva ou em suplência.

Como não sou afeito a despedidas, aproveito o momento eleitoral para informar-lhes dessa decisão e registrar, antecipadamente, meus sinceros agradecimentos.

Creio apropriado observar que meu desligamento do corpo diretivo do SINDMAR não representará minha saída do movimento sindical. Estou no exercício de mandato na presidência da nossa Confederação, a CONTTMAF, e nela continuarei. Como é, por definição, uma entidade superior de classe, minha atuação dar-se-á especialmente entre dirigentes, no trato institucional de questões de interesse da base representada. O estágio de vida em que me encontro, a atual conjuntura política, as iniciativas governamentais de redução de direitos e os riscos aos nossos empregos exigem que eu me adapte a uma atuação mais condizente com esse contexto e voltada ao conjunto das instituições.

Nesta ocasião, quero registrar um “muito obrigado” a todos que, no passado, nos confiaram a direção da representação sindical laboral de base, apoiaram e incentivaram a nossa unificação, bem como continuaram a contribuir para o sucesso do SINDMAR. Muito obrigado também à equipe que, com orgulho, estive integrando e que sempre foi um exemplo de comprometimento, dedicação, competência, solidariedade, honradez e lealdade. Em meio a todos vocês, tive o privilégio de ser mais do que colega: tornei-me companheiro. Recebi amizade sincera e, mais do que amigos, posso afirmar que fiz alguns irmãos para o resto da vida.

Não gostaria, neste momento, de deixar de agradecer, também, àqueles poucos que nunca contribuíram; aos que nunca se permitiram compreender a importância do SINDMAR; aos que não captaram sequer o valor da unidade e de nosso esforço, e tampouco contribuíram para a conquista de reivindicações legítimas de interesse coletivo; àqueles que se permitiram acomodar-se na ignorância e navegaram em mar desencontrado ou, ainda, em casos extremos, dedicaram-se a perfídia. A todos esses, meu agradecimento pelo muito que me ensinaram sobre a natureza humana.

Deixo a todos, indistintamente, desejos de sucesso e felicidade, bem como de coragem para superar ventos fortes e de discernimento para valorizar as conquistas obtidas. Façam por merecê-las! Nossas conquistas não foram doação em tempos passados e nem o serão no futuro.

Quanto ao SINDMAR, desejo-o cada vez maior e mais forte, mantendo-se vocacionado para o sucesso. Descerei do passadiço com o sentimento de dever cumprido, mas continuarei sempre orgulhosamente embarcado!

 Saudações marinheiras,

Severino Almeida Filho
Presidente do SINDMAR e da CONTTMAF

 



<< Voltar

Delegacias
Contato
Revista Unificar
CONTTMAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos
Sede: SDS - Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 – CEP 70393-904 – Brasília – DF - Tel: (61) 3226-5263 - Email:conttmaf@conttmaf.org.br