Fale Conosco | Mapa do site
Artigos

28/12/2016
Dia da Marinha Mercante Brasileira

Aos companheiros e às companheiras que fazem a Marinha Mercante

Chegamos ao encerramento do ano de 2016, comemorando o Dia da Marinha Mercante Brasileira. A data de 28 de dezembro decorre do reconhecimento da contribuição do empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, à criação de uma Marinha Mercante nacional forte, visível, significativa para os interesses do Brasil como nação soberana.

Este foi um ano muito difícil para todos no Brasil. Para nós, que operamos a Marinha Mercante, não foi diferente. Talvez a diferença tenha sido o fato de que mesmo assim nós continuamos avançando. Nós tivemos conquistas significativas. Nossa resistência às mudanças negativas foi um sucesso.

Avançamos na garantia de cumprimento pelas empresas da RN 72, que permitiu expandir os postos de trabalho para a atuação de marítimos brasileiros em embarcações nas nossas águas. Mas, o estrito atendimento a esta Resolução depende da atenção permanente de cada trabalhador marítimo, com denúncia do descumprimento às entidades sindicais. Essa vigilância constante pode resultar na geração de mais de dois mil empregos novos para marítimos brasileiros.

As garantias conseguidas para as gestantes, de modo a proteger os seus vencimentos, firmou-se também como uma conquista da categoria, em favor do grupo que mais cresce entre os trabalhadores marítimos: as mulheres.

A luta pela implantação do regime 1×1 de repouso e trabalho na Transpetro impõe-se agora como maior desafio para 2017. Contra a fadiga e a degradação das condições de trabalho, as entidades sindicais ligadas à CONTTMAF definem esta causa como prioritária.

Muitos acontecimentos de 2016 terão desdobramentos que devemos acompanhar, monitorar. Por exemplo, a anunciada fusão da Maersk-Mercosul Line com a Hamburg Süd-Aliança, gerando uma superpotência dos mares, lança um alerta para o nível de concentração do mercado, de pressão sobre os preços do frete, de ameaça à concorrência. Isso será ainda avaliado pelo CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, mas tem de ser avaliado por nós na dimensão do impacto em nossa carreira profissional, da valorização e das oportunidades de trabalho.

Que, em 2017, nós possamos continuar esse caminhar, avançando sempre. Para esses avanços, para essas conquistas, nós temos a receita e dela você faz parte. Problemas, nós temos muitos e você faz parte da solução desses problemas. Continuemos, em 2017, com unidade e com luta.

Severino Almeida Filho
Presidente da CONTTMAF
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos

 



<< Voltar

Delegacias
Contato
Revista Unificar
CONTTMAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos
Sede: SDS - Ed. Venâncio V, Grupos 501/503 – CEP 70393-904 – Brasília – DF - Tel: (61) 3226-5263 - Email:conttmaf@conttmaf.org.br